quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Manifestação 18 a 22 de Outubro

Na sexta feira dia 15 de Outubro, o DA de Enfermagem "ENFrentar e agir, mobilizar para construir." se reuniu e uma das pautas discutidas durante a reunião foi a vinda da reitora Dora e sua equipe a uma vista ao Campos Anísio Teixeira do Instituto Multidisciplinar em Saúde em nossa cidade, Vitória da Conquista. Discutimos sobre a necessidade de defendermos nossos direitos como estudantes de uma Universidade que presa pela qualidade de ensino. E baseados nesse objetivo resolvemos que durante a semana que abrange a vinda da reitora e sua equipe estaríamos nos vestindo de preto e usaríamos nariz de palhaço como forma de protesto contra a situação em que nosso curso se encontra e contra o possível rumo que pode tomar. 

Para que aqueles que não sabem o que está acontecendo vou explicar rapidamente. A falta de professor é sem dúvida o problema mais gritante. E isso diz respeito tanto a professores que cumpram a carga horária para campo de prática, como para a teoria. Com o quadro atual, o 4 º semestre sofreu uma redução de cinco dias em campo de prática, sendo que o que deveria ser oferecido eram 15 aulas práticas e só serão oferecidas 10. O 6º semestre, devido a falta de um professor com especialidade em parto não terá essa parte da disciplina de Saúde da Mulher oferecida. Porém isso é somente a ponta de um iceberg. O problema poderá se tornar muito maior. Se não for ampliado o quadro de professores, no próximo semestre provavelmente algumas disciplina serão canceladas. Disciplinas estas obrigatórias e sem as quais os alunos não poderão cursar as próximas e não se formarão em tempo hábil. No final das contas tudo virará uma grande bola de neve, uma vez que o vestibular não para e haverão sempre novos estudantes para cursar as mesma disciplina prejudicadas.

Estamos indignados e queremos mudanças. Não aceitamos a atual situação e clamamos para que algo seja feito, para que uma decisão por parte dos nossos superiores seja tomada. Vocês que são alunos do IMS/CAT lutem também conosco, vamos fazer da nossa união um grito de protesto.